
Em processos industriais, é muito comum encontrar, na rotina de funcionamento de equipamentos, problemas de segurança, eficiência operacional e custos com manutenções, que podem surgir nos momentos mais críticos. Para solucionar esses problemas, é ideal que as empresas tenham um método de inspeção de equipamentos e ativos, visando manter as máquinas sempre em bom estado de funcionamento.
Para que isso aconteça, é necessário um controle amplo de todo o processo e o conhecimento do maquinário e instrumentação envolvidos. As inspeções devem ser realizadas constantemente, sempre buscando reduzir os riscos aos colaboradores e aumentar a produtividade da operação.
Dessa forma, o uso de tecnologias na inspeção de equipamentos, otimizando os processos e solucionando os problemas mencionados anteriormente é um caminho ideal para esses casos. Conheça a seguir os principais benefícios da adoção de tecnologias nas atividades de inspeção e veja alguns exemplos para aplicar no seu negócio.
Benefícios da tecnologia na inspeção de equipamentos
A evolução das tecnologias aplicadas à inspeção de equipamentos representa um marco na indústria. Enquanto os métodos convencionais apresentam certas limitações, como problemas de segurança, gastos de recursos e tempo e desfalque na integração de informações, por exemplo, as soluções tecnológicas ajudam as empresas a enfrentarem os desafios de forma mais eficaz, melhorando a eficiência operacional e promovendo uma análise de dados aprimorada, o que permite uma detecção mais precisa de falhas e melhores tomadas de decisão.
Saiba mais a seguir!
Aumento da segurança
Muitas vezes, nos métodos tradicionais de inspeção, é necessário estar de forma presencial interagindo e manuseando, seja painéis elétricos, maquinário com partes mecânicas móveis ou outro tipo de equipamento relacionado aos processos industriais. Porém, muitas vezes, a interação com esses equipamentos gera alto risco para os colaboradores.
Usando tecnologias adequadas, como drones, sistemas de Realidade Aumentada e sensores virtuais, é possível fazer inspeções à distância, avaliando os componentes de um equipamento por meio de interfaces que geram dados completos. Assim, o colaborador não precisa se submeter a nenhuma situação de risco e ainda pode agilizar o processo de avaliação e tomada de decisão.
Digitalização e economia de recursos
Fazer anotações manuais em pranchetas e, em seguida, transferir os dados manualmente para uma planilha no computador é uma prática que apresenta o risco de perda de dados importantes durante o processo (esse problema é raro, mas acontece com bastante frequência, não é?).
Com as novas tecnologias de inspeção de equipamentos, o colaborador pode contar com sistemas mobile digitalizados para entrada de dados em tempo real, eliminando o gasto com recursos físicos os substituindo por recursos mais duráveis, como tablets e celulares, aumentando a confiabilidade nas coletas de dados, além de possibilitar a sincronização dos dados de cada inspeção em tempo real por meio de uma rede local.
Ganhos de eficiência operacional
Nos métodos tradicionais de inspeção, alguns dos maiores problemas são o gasto de tempo, retrabalho, gasto com deslocamento de profissional e com recursos para treinamento da equipe. Com o uso de tecnologias, os recursos são otimizados, o tempo de inspeção é reduzido e o próprio time passa por uma redução, já que quase sempre é necessário um menor efetivo para interagir com sistemas de inspeção remotos e digitalizados atuando no controle e avaliando os dados, criando comparativos e analisando a necessidade de manutenção local. São ganhos enormes para a produtividade do processo!
Por dentro das tecnologias tradicionais de inspeção
Antes de partir para as novas tecnologias de inspeção de equipamentos, é bom mencionar aquelas que são conhecidas por grande parte do setor industrial.
As tecnologias convencionais de inspeção incluem ensaios não destrutivos (identificam defeitos internos sem danificar o material, como a ultrassonografia) e semi-destrutivos (causam mínima alteração, como extração de amostras de óleo), bem como instrumentos de medição visual, térmica e de vibração. Embora esses métodos sejam úteis, a preferência geralmente recai sobre os ensaios não destrutivos.
Dê as boas-vindas às novas tecnologias de inspeção de equipamentos
É hora de descobrir o mundo das novas tecnologias de inspeção de equipamentos, onde a inovação está transformando radicalmente as práticas tradicionais. Conheça a seguir as principais tecnologias utilizadas atualmente nos processos de inspeção na indústria.
Drone
O uso de drones revolucionou a inspeção em locais de difícil acesso, como áreas de mata ou de grande altitude. Com equipamentos de filmagem em até 8K, GPS de alta precisão com correção RTK (Real Time Kinematic), scanner 3D e sensores de termografia acoplados, é possível coletar imagens de alta qualidade, fazer levantamento de campo e detectar pontos de calor específicos, fugas de tensão, emissão de eletricidade e outros dados. Essa abordagem não apenas aumenta a segurança dos trabalhadores, mas também melhora a eficiência e aumenta a produtividade e a precisão das inspeções.
Óculos de Realidade Aumentada
Além dos drones, a Realidade Aumentada oferece uma maneira inovadora de realizar inspeções. Por meio de um projetor de holograma acoplado à haste dos óculos, o usuário pode visualizar informações do equipamento ou de plantas em tempo real, algo que antes era feito por meio de tablets e celulares. Isso inclui o acesso a diagramas de ligação, dados técnicos e até mesmo a capacidade de identificar automaticamente os componentes por meio de QR Codes.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial desempenha um papel muito interessante na análise de imagens para detectar falhas e consolidar dados de diferentes fontes, como temperatura, vibração e imagem. Essa abordagem permite uma análise técnica mais precisa e rápida, contribuindo para a eficiência operacional e a redução de custos com manutenção.
Instrumentos de medição térmica e de vibração
A medição térmica e de vibração não ficaram no passado! Com a modernização desses instrumentos, as medições agora são feitas por meio de sensores modernos que coletam as informações e as disponibilizam em tempo real para acesso remoto. Além disso, a integração com sistemas de inteligência artificial e Machine Learning permite uma análise preditiva mais precisa, possibilitando a detecção precoce de falhas e a manutenção preventiva.
Soluções em inspeção de equipamentos
No setor de soluções em comissionamento digital, a TSA Engenharia trabalha com soluções modernas em verificação e inspeção de equipamentos e sistemas industriais, calibrações/aferições de instrumentação e inspeção de completação mecânica e de obras civis, assegurando a durabilidade e segurança das instalações industriais e garantindo sua operação conforme especificações prévias.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e comece a usar nossas soluções para o aumento de produtividade da sua empresa!
Faça um comentário