
Como o LIMS pode auxiliar uma empresa de siderurgia
O controle e a racionalização dos processos e informações laboratoriais se tornam de fundamental importância para maximizar a eficiência das indústrias. Dessa forma, os diversos procedimentos e ensaios realizados pelos laboratórios de controle de qualidade industrial, representam uma das principais fontes de informação dentro de uma organização, uma vez que geram dados que permitem mensurar, avaliar e certificar a conformidade e qualidade ao longo de todo o processo produtivo.
Os sistemas de gerenciamento de informações laboratoriais são conhecidos genericamente como LIMS (acrônimo para Laboratory Information Management System) e consistem em sistemas especialistas cujo objetivo principal é permitir uma gestão eficiente dos processos, atividades e informações de qualidade geradas por um laboratório.
A adoção de um LIMS e a automação dos processos, apresenta-se como uma alternativa gerencial bastante adequada para que os laboratórios consigam equalizar quatro variáveis críticas: Produtividade, Qualidade, Custo e Tempo de Resposta.
Além disso, com o sistema manual, existia uma grande dificuldade quanto à qualidade e a eficiência do serviço prestado, se as estão registrando as informações corretas, que os controles e verificações estão em vigor para atender aos requisitos regulatórios e que a integridade dos dados é mantida.
O que é e como surgiu o Sistema LIMS?
Por definição do Guia de Validação de Sistemas Computadorizados da ANVISA, LIMS é um sistema de gerenciamento de informações de laboratório (Laboratory Information Management Systems), é a forma mais eficiente para controlar o ciclo do processo laboratorial, desde o início dos projetos, experimentos, lotes, amostras, análises e especificações.
Os produtos foram desenvolvidos no início dos anos 80. Nesta década, esses sistemas, muitas vezes, exigiam uma customização significativa para atender às necessidades de um laboratório específico quanto ao fluxo de trabalho e relatórios.
Conforme a tecnologia avançou, o LIMS se desenvolveu em paralelo e ocorreu um movimento para sistemas mais abertos e configuráveis. Isso proporcionou aos laboratórios mais flexibilidade para atender às suas necessidades dentro de um pacote comercial padrão.
Leia mais aqui.